Aquicultores familiares iniciam despesca de matrinxã em Itapiranga

psicultura.jpg2

A atividade de aquicultura (cultivo de peixes em cativeiro) desenvolvida no município de Itapiranga (a 227 Quilômetros de Manaus), tem gerado resultado positivo para aquicultores familiares. As ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), prestadas por extensionistas da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), é um dos fatores que contribuem para o desempenho favorável.

No início de julho, 11 tores realizaram despesca de mais de 40 toneladas de matrinxã cultivados em propriedades localizadas próximas a rodovia AM 363. Parte da produção foi comercializada de forma direta para o Estado de Macapá e o excedente vendido no mercado local.

Durante a ação, os produtores receberam orientações do técnico de pesca da Unidade Local do IDAM, Ricardo Sobreira, que tem acompanhado a atividade e desenvolvendo ações de ATER, como Demonstração de Método (DM) sobre adubação de tanque escavado e orientado sobre a importância de se fazer a biometria (pesagem e medida do pescado).

Ricardo afirma que promover a atividade traz benefícios econômicos para o município e favorece aos aquicultores familiares melhorias na qualidade de vida que tem a atividade como alternativa para o aumento na renda e geração de emprego. “Hoje em Itapiranga existem mais de 30 aquicultores nesta atividade e nos próximos meses devem produzir mais de 50 toneladas do pescado no município,” concluiu Ricardo.