Associação de Rio Preto da Eva colhe os frutos de seu trabalho

Os agricultores da Associação José Lindoso (Asprolim) , localizada no km 14 da vicinal ZF- 09 no município de Rio Preto da Eva estão colhendo os frutos de seu trabalho. Neste primeiro trimestre de 2011 foram colhidas 180 toneladas de bananas, totalizando a venda de 12.000 cachos do fruto escoados pela Prefeitura Municipal de Rio Preto da Eva/Secretaria Municipal de Produção Abastecimento e Terras (Sempat), por meio da assinatura do contrato de venda com a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS),do Programa de Regionalização da Merenda Escolar ( Preme) e com o Programa Mesa Brasil da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O trabalho teve início em 2009, com a assistência técnica da Unidade Local do Idam de Rio Preto da Eva aos agricultores da Asprolim, que naquele momento encontravam-se sem uma cultura específica para a produção. O primeiro contato entre os técnicos da Unlocdo município e os agricultores da associação resultou no primeiro passo para que a Asprolim buscasse a Afeam como parceira para essa empreitada.
Em conjunto com a Afeam, a Unidade Local do Idam disponibilizou um grupo composto por seis técnicos da unloc, responsáveis pela realização do laudo de vistoria, no qual constavam todas as proposta de negociação ou renegociação de propostas dos agricultores a Agência de Fomento. Ao longo desse processo a unloc juntamente com os interessados decidiram que a cultura da banana seria a cultivada, tendo em vista o fácil escoamento e comercialização. Após a finalização do laudo e a escolha da cultura a ser produzida, a Afeam liberou em 2009 a quantia de R$ 432.000,00 em projetos de banana a25 agricultores. Além da Afeam, a Secretaria de Produção Rural (Sepror) contribui para o desenvolvimento e sucesso do projeto com a doação de mudas de banana da variedade “Thapmeo”, além de motores Honda, 5,5 hp para cada agricultor financiado.
Acompanhando e assessorando o desenvolvimento do projeto desde o início, a Unidade Local do Idam de Rio Preto disponibilizou o técnico Jamilson Laray, que durante o ano de 2009, juntamente com o apoio da equipe do Idam, realizaram cursos(6), excursões (3), reuniões (6) e visitas técnicas(600), que tiveram como objetivo a prestação dos serviços de assistência técnica e extensão rural aos agricultores, por meio do aprendizado de novas metodologias e práticas de cultivo da banana que contribuíram diretamente para o sucesso vivido hoje, pelos agricultores familiares daAsprolim