Aumenta produção da farinha ova em Uarini

Redondinha e com estilo. A farinha do uarini ganhou fama no Amazonas pelo sabor e pela qualidade. O jeitinho de ova chama a atenção dos consumidores que passaram a consumir mais e melhor o produto, considerado como principal base da economia local.O município de Uarini produz em média 27 toneladas/mês, graças ao apoio que os produtores recebem do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – Idam.
Hoje, o número de famílias que desenvolvem a atividade aumentou. São 1.700 produtores envolvidos, sendo 230 assistidos pelo Idam. Durante todo o ano eles recebem orientações, treinamentos, capacitação sobre a produção de boas práticas da farinha. A ideia é incentivar para uma produção com mais qualidade e com bastante higiene.
Uarini é formado por cinquenta e cinco (55) comunidades rurais localizadas ao longo das margens do lago de Uarini, rio Uarini, Paraná do Uarini, rio Copaca, rio Japurá e rio Solimões, e tem uma população média de 6.000 habitantes na zona rural.
A pesca artesanal e o extrativismo da castanha-do-Brasil e do açaí também ganham destaque entre as atividades desenvolvidas no município.