Batedores de açaí de Codajás aprendem boas práticas de manejo

Reunião técnica com os representates do Idam, Adaf, Fvs e batedores de açaí.

Na manhã de sexta feira, 02, no município de Codajás, a 240 quilômetros de Manaus, representantes da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas( Adaf), Fundação de Vigilância e Saúde (FVS) e o extensionista Francisco Brasil, da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e o Secretaria de Produção Rural local, desenvolveram um minucioso trabalho de acompanhamento do cadastro dos batedores municipais, tanto do perímetro urbano, como rural, afim de realizar o cadastramento dos trabalhadores, que em agosto de 2017 participaram do Curso de Boas Práticas na Fabricação de Alimentos, ministrado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “O Idam está trabalhando na prevenção e fiscalização dos trabalhadores, para que a comercialização do açaí não seja comprometida no mercado”, afirmou Dantas.
O governo Amazonino Mendes, através do Sistema Sepror, tem focado em suas atividades de campo no apoio aos extensionistas.
Especificamente em Codajás, um dos mais importantes polos de produção de açaí do Estado do Amazonas, as boas práticas no manejo do açaí, junto aos batedores, tem recebido atenção redobrada do Idam e da Adaf, para manter um padrão que evite qualquer problema relacionado à saúde pública. E, neste caso, mais diretamente, as atividades integradas com a FVS tem sido fundamentais para aprofundar os conhecimentos dos produtores e batedores.