Beruri: Idam conquista uma vaga no Conselho Gestor da RDS Piagaçu-Purus

As principais demandas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagacu-Purus e um balanço das atividades do Projeto de Fortalecimento de Ações e Atividades Produtivas foram apresentados no início deste mês, durante assembléia ordinária que reuniu representantes do Idam, Ceuc/SDS, ICMbio, Funai, Câmara de Vereadores e Instituto Piagaçu, além de lideranças comunitárias e indígenas. O evento aconteceu na comunidade Itapuru, localizada no entorno da área territorial da RDS Piagaçu-Purus, município de Beruri. Segundo o engenheiro florestal do Idam, Manoel de Jesus de Souza Miranda, durante a realização das atividades, as comunidades deram uma enorme parcela de contribuição, o que culminou com resultados positivos, principalmente no que se refere à parte de capacitação. Outro ponto importante foi com relação aos inventários florestais madeireiros, considerada como etapa primordial no processo de elaboração dos Planos de Manejo Florestal Sustentável em Pequena Escala das comunidades da RDS Piagaçu-Purus. A gestora da RDS Piagaçu-Purus, Ana Claudia da Costa Leitão informou que ações do Idam na reserva, estão realizando o sonho de muitos extrativistas que trabalham na produção madeireira. Devido a relevância no serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural e Florestal no contexto da categoria da Reserva, a Unidade Local do Idam ganhou uma vaga no Conselho Gestor da RDS Piagaçu-Purus. De acordo com o gerente do Idam, Izaque Epifânio Marques, o avanço na realização das ações na RDS Piagaçu-Purus, só está sendo possível graças ao apoio e empenho do Idam central, por meio dos Departamentos e Gerências envolvidas diretamente na execução do convênio, denominado: Destaque 003/2011 Ceuc/IDAM; da parceria com a Prefeitura Municipal de Beruri e das lideranças comunitárias.