Beruri: Idam distribui alevinos de tambaqui

A Unidade Local do Idam/Beruri em parceria com a Secretaria de Pesca do Estado do Amazonas – Sepa, realizou no último dia 15, sexta-feira, a distribuição de 31 mil alevinos de tambaqui, formados em um tanque de alevinagem pertencente a própria Unloc. Foram beneficiados 10 piscicultores do município. As pós-larvas foram adquiridas na estação de piscicultura de Balbina. Segundo o gerente do Idam, Isvaldo Lima, outros 20 piscicultores estão cadastrados e com áreas prontas para receber seus alevinos nas futuras remessas. No município, os piscicultores mostram-se bastante entusiasmados com a atividade. “Eles investem seu capital próprio acreditando na possibilidade de retorno do investimento na piscicultura”, garantiu o gerente. Safra de Fibra Beruri registrou este ano produção recorde de fibra de malva, através do programa de governo de incentivo ao aumento da produção de fibra em todo Estado do Amazonas. A produção de 800 toneladas saltou para 1600 toneladas conforme levantamento feito pelo Idam. Foram 486 projetos financiados em 2010 com recursos da Afeam e assistidos pelo Idam. A produção deste ano superou as demais e tem atraído grande parte de agricultores para a atividade já que a fibra tem compra certa e preço garantido. “Está sendo feito um trabalho de parceria envolvendo a Coomapem, dam e Afeam, com o propósito de impulsionar a produção de fibra na região”, disse Isvaldo. Técnicos da Afeam tem se deslocado intensamente para acompanhar o processo de cultivo da malva no município.