EXTENSÃO RURAL – INFORMES AFINS

Tenha acesso ao livro, clicando aqui

Pelo menos 400 encartes foram utilizados nesse registro sobre o trabalho de extensionismo no Amazonas

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas(IDAM), realiza neste dia 07/12, o lançamento da obra digital “Extensão Rural, Informes Afins, coletânea de encartes e informativos de mais de 40 anos de atividades, entre cursos, palestras e capacitações ofertadas aos extensionistas e produtores rurais do Amazonas. A autoria é do primeiro Engenheiro de Pesca no norte do Brasil, vindo de Pernambuco, Paulo Ramos Rolim, um dos responsáveis também, pela implementação do curso na Universidade Federal do Amazonas, ainda na década de 1970.

A cerimônia foi nas dependências do Idam Central, na zona Sul de Manaus, com a presença de diversos funcionários da casa, muitos dos quais participaram de diversas as atividades registradas historicamente no livro digital, como Hugo Gama, Pedro Chaves, Alfredo Pinheiro entre outros convidados.

“Estou muito feliz por finalmente conseguir disponibilizar esse livro para o publico. É um material muito rico de conteúdo, que além de manter viva a história da extensão rural no Amazonas, vai embasar muitos trabalhos de mestrado e doutorado. Foram anos de trabalho e com ajuda de muitas pessoas conseguimos concretizar esse sonho. Muito obrigado a todos!”, enalteceu o autor.

Para o Diretor Presidente do IDAM, Daniel Borges, a obra é de grande relevância, pois digitaliza e disponibiliza uma boa parte da história do IDAM e também das pessoas que fizeram e fazem parte dessa história.

“Quase tudo o que foi feito em favor do Setor Primário pelo IDAM está registrado nesse trabalho do professor Rolim. É uma obra de grande valor, pois possibilita do entendimento acerca das dificuldades muito maiores que os extensionistas rurais amazonenses já enfrentaram para desenvolver, principalmente o interior do nosso estado. Todos os envolvidos na construção desse registro histórico estão de parabéns, principalmente o professor Rolim, nosso mestre”, elogiou Daniel Borges, que é Engenheiro de Pesca, a exemplo do autor do Livro.