Caapiranga: Idam inaugura Casa de Farinha Higiênica

A Unidade Local do Idam/Caapiranga inaugurou uma Unidade de Casa de Farinha Higiênica, na Comunidade Monte Alegre, localizada no Lago de Caapiranga. A ação é resultado do convênio Gasoduto Coari/Manaus/Idam, que faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável. A Casa de Farinha vai beneficiar 18 famílias que trabalham diretamente com a produção de farinha de mandioca. Segundo o gerente da Unloc, Phillipe Gabriel Brandão, a Unidade tem três grandes objetivos: propiciar ao agricultor familiar um ambiente higiênico para o processo de produção da farinha e seus derivados; a fumaça gerada pela queima da lenha não entra em contato com os olhos do agricultor, já que existe uma parede de alvenaria para contenção da fumaça; e o consumo de pouca lenha, já que o forno é de alvenaria. Todos os beneficiados com a Unidade vão estar envolvidos no curso de Melhoria da Qualidade da Farinha que vai acontecer nos próximos meses. Após a entrega da casa de farinha higiênica, o presidente da comunidade, Juvenal da Costa Mesquita, agradeceu ao Idam, e falou da expectativa do empreendimento que vai facilitar ainda mais a vida dos comunitários. “Agora, a gente tem possibilidade de produzir farinha em um ambiente mais higiênico”, reforçou. A casa de farinha higiênica possui dois fornos, uma bancada, uma prensa metálica, um motor 5,5 HP, dois banheiros, um depósito, além de ser toda cercada. O evento contou com a participação de diversas autoridades locais entre elas: o prefeito, Antonio Ferreira Lima, o secretário de produção, Paulo Roberto A. da Conceição e o presidente da Câmara, França Queiroz.