Canutama comemora V Festa do Açaí

Teve início nesta sexta-feira, 29, a V Festa do Açaí em Canutama. O evento, realizado na praça matriz do município, reunirá durante os dias 30 e 1º de maio agricultores familiares das comunidades de Belo Monte, Repouso, Glória, Atalaia e Fortaleza que comercializarão em barracas, montadas pela Prefeitura Municipal, Idam e Associação dos Amigos do Meio Ambiente de Canutama, vinho de açaí, frutos “in natura”,farinha de mandioca e sub produtos comotapioca, beiju, tucupi,além de banana, macaxeira, licores, doces e balas de frutas regionais.
Canutama tem uma produção de açaí de 40 toneladas/ano e a tendência é aumentar ainda mais esse número. Quem afirma é o gerente da unidade local do Idam no município, João Batista. “ Existe um interesse crescente de agricultores em ampliar a área plantada. Mercado é que não falta, até porque existe incentivo do Governo do Estado, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) em financiar máquinas e equipamentos para produção do vinho de açaí, tão apreciado pela população amazonense”. Na opinião de Raimundo Almeida, agricultor da comunidade Seringueiro, a realidade de quem planta açaí no município é muito melhor do que há cinco anos. Tudo mudou prá melhor. Depois que adquiri uma máquina de beneficiar o açaí,financiada pela Afeam, tenho duas opções de venda do meu produto: o vinho que comercializo na sede do município para as sorveterias e a população local e o fruto para revenda em outros municípios vizinhos”, finalizou o agricultor.
Duranteo evento a equipe da Unidade do Idam no municípioestaráprestando informações aos agricultores presentesa população em geral sobre as atividades de assistência técnica e extensão rural, além de distribuição de informativos, cartilhas e folders.