Capacitação de piscicultores aumentou em 2010

O ano de 2010 foi considerado bastante proveitoso para o setor de aquicultura e pesca do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – Idam, principalmente por conta inúmeros cursos realizados e da assistência técnica prestada em todos os municípios do Estado.
De acordo com o gerente de Apoio a Aquicultura e Pesca, Alfeu Ferraz, 240 piscicultores dos municípios de Manaus, Benjamin Constant, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Anori, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Silves, Alvarães, Novo Airão e São Paulo de Olivença foram capacitados por meio de cursos oferecidos pelo convênio 128/2007 MDA/Idam.
Esses piscicultores hoje sabem muito bem como proceder para obter sucesso na atividade. É que durante as aulas, teóricas e práticas, eles ficaram conhecendo tudo sobre construções aquícolas (escolha de local, tipos de viveiros, solo, abastecimento e drenagem, etapas de construção; Modalidade de cultivos (viveiros de derivação, viveiro escavado, canal de igarapé, alimentação, densidade, qualidade de água, desenvolvimento dos peixes, destino dos efluentes); Regularização do criatório (licença ambiental, cadastro ambiental).
Além disso, 1730 piscicultores foram atendidos por meio de outras metodologias como: Visita Técnica, Excursão, Dia de Campo, Demonstração de Métodos, Unidades Demonstrativas, entre outros. A piscicultura no Amazonas é mais uma alternativa econômica para os produtores rurais, em decorrência da margem de lucro que a atividade apresenta. Quando bem manejado, esse sistema causa menor impacto ambiental.
Para os agricultores de terra firme, a criação de matrinxã em canal de igarapé é considerada de alta produtividade e baixo custo de implantação, por conta disso se tornou bastante atrativa no Estado.