Capacitação: Em Careiro da Várzea agricultores aprendem a confeccionar biojóias

A Unidade Local de Careiro da Várzea realizou nos dias 12 a 15 de maio mais um curso voltado para as comunidades rurais do município, dando continuidade ao Projeto de Capacitação de Agricultores Familiares, sendo que pela primeira vez levou para o público, técnicas de beneficiamento de sementes típicas da região e Confecção de Biojóias.
O curso atendeu 25 mulheres e jovens rurais das comunidades São João do Lago do Boto, São Lázaro e Monte das Oliveiras do distrito do Curuçá.
Ele foi coordenado pelos extensionistas da Unidade Local Liliane Costa (Assistente Social) e Francisco de Assis (Técnico em Agropecuária) e contou com a parceria do SEBRAE e da Prefeitura Municipal do Careiro da Várzea, por meio da sua Secretaria Municipal de Abastecimento. Durante a realização do curso, o instrutor Raimundo Aldair Cardoso, pode repassar aos participantes técnicas para confeccionar colares, brincos e pulseiras, todos com matérias primas encontradas na própria localidade, como sementes de açaí, tucumã, jarina, inajá, seringa, paxiubinha, dentre outras.
Graças ao empenho dos participantes e a vontade de dar continuidade aos trabalhos realizados, o presidente da Associação de Produtores do Lago do Boto, Jair Moraes, adquiriu as máquinas para lixar e furar as sementes, os quais vão facilitar o trabalho e estimular a formação de um grupo de mulheres para produzir peças exclusivas da localidade.