Carauari recebe fábrica de beneficiamento de açaí

Inaugura nesse sábado, 19, a primeira agroindústria de beneficiamento de frutas da calha do Juruá. Com solenidade agendada para as 10h30, o município de Carauari, localizado a 782 km de Manaus, recebe a agroindústria Açaí Tupã para beneficiamento de açaí e polpa de frutas. Esse projeto é financiado com recursos do Governo do Estado por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e conta com o apoio técnico do Idam e da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS).
Utilizando processamento totalmente automatizado, esse empreendimento tem capacidade produtiva de até 6toneladas/dia e vai gerar 19 empregos diretos além do envolvimento de quinhentas famílias coletoras de açaí. Com uma produção local estimada em 250 mil cachos/ano, a fábrica vai beneficiar inicialmente o açaí, em função d o grande potencial deste produto no município. No período da entressafra o açaí será substituído por frutos como o cupuaçu, abacaxi, maracujá e goiaba, de acordo com a sazonalidade. Na opinião do diretor-presidente do Idam Edimar Vizolli essa agroindústria é de fundamental importância para o município, que hoje responde por uma produção expressiva de açaí. “Esse empreendimento vai revitalizar a economia local e gerar renda não só para Carauari, mas para os municípios que ficam entorno que são também grandes produtores de açaí. Na qualidade de parceiros estamos colaborando com a ADS para o sucesso desse empreendimento. A polpa produzida vai abastecer o município, à merenda escolar e atender mercados das regiões sul e sudeste do país”, enfatizou Vizolli.
A inauguração da agroindústria será um novo marco para o setor primário local porque irá absorver toda a produção de açaí da área do Assentamento Agrícola da Estrada do Riozinho, informou o gerente do Idam em Carauari, Jorge Carvalho. “Hoje temos 21 famílias no local que cultivam uma área de 42 hectares em produção das variedades Euterpe Precatória e Euterpe Olerácea . Além dessa área outras 60 famílias de extratores serão beneficiadas com a aquisição do açaí extraído de nossas matas”, finalizou o gerente.
Estarão presentes a inauguração o diretor-presidente do Idam Edimar Vizolli, representantes da ADS, Afeam, Sepror, a prefeita em exercício Suzy Barros , além do presidente da Câmara, vereadores, presidentes de associações e sindicatos dos trabalhadores locais e equipe da Unidade Local do Idam no município.

Propriedades do açaí
A cor roxa escura e o sabor exótico são alguns dos atrativos que fazem do açaí um dos alimentos mais apreciados pela população amazonense. Na forma de vinho, o açaí é consumido para diversos fins medicinais, como o combate a infecções, melhoria do sistema imunológico, até a prevenção de doenças cardíacas. Além de um alimento energético, o açaí é um excelente tônico natural que pode ser incorporado na maioria das dietas e regimes diários de alimentação para melhorar a disposição e a resistência.