Careiro Castanho: Idam incentiva agroindústria

De olho no aproveitamento racional das frutas regionais, 25 agricultores familiares que residem ao longo do rio Castanho, município do Careiro começam a partir do dia 20 deste mês o Curso de Agroindústria / Processamento de Frutas. O evento será realizado durante três dias na comunidade São Francisco II, área de assentamento PAE-Castanho. Sob a orientação da instrutora Geanne Silva, agricultora e microempresária local, os agricultores familiares receberão informações sobre o aproveitamento das frutas da estação, seleção de frutos, higiene e manipulação na hora de preparar doces, bombons, compotas, licores e chocolates.
Na opinião de Geanne, no município do Careiro é possível encontrar grande variedade de frutas. “Aqui todo mundo tem pomar. É fruta de todo jeito. O que mais tem é goiaba, caju, cupuaçu, banana, abacaxi e tantas outras. Eu posso dizer que esse curso vai ajudar muita gente. Eu sou um exemplo disso. Faço minhas coisas e vou vendendo. Além da gente não deixar as frutas estragarem, ainda temos lucro com a venda desses doces”, finaliza a instrutora.
Segundo Adonias Pereira, gerente do Idam no município, os agricultores receberão por parte da instituição todo o suporte necessário. “Nesse primeiro momento, a equipe local vai entregar aos participantes do curso, toda a infra-estrutura para embalagens dos doces, compotas e bombons produzidos. Acompanharemos de perto todo o processo. Vamos orientá-los também sobre acondicionamento e transporte desses produtos. Com os lucros obtidos após a primeira comercialização, os agricultores irão adquirir o material necessário para as próximas vendas. Estaremos apenas acompanhando e orientando-os quando necessário. Temos que ensinar a pescar, e não dar o peixe”, enfatiza Adonias.
O curso faz parte das metas do convênio entre Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e tem como objetivo o aproveitamento das frutas disponíveis no município e a comercialização na feira do produtor local e feiras de Manaus.