Concurso leiteiro destaca animais mestiços

Um concurso leiteiro realizado durante a 37a. Expoagro, destacou animais mestiços de criadores dos municípios de Manaus e Iranduba.
No período de três dias, os animais foram submetidos a duas ordenhas diárias, sendo o leite obtido, pesado e registrado em ficha própria para o julgamento.
A vaca campeã do torneio de propriedade do criador, Antonio de Pádua Carneiro, proprietário do rancho carneiro (Manaus), produziu uma média de 41,280 quilos de leite/dia. E foi comercializada para outro criador pelo valor de R$ 25 mil. A média dos animais de participaram dos torneios foi 32,402 quilos de leite diário, o que demonstra a evolução da genética do gado leiteiro em nosso Estado.
Os produtores de leite das bacias leiteiras do Careiro da Várzea e Autazes, com o apoio da assistência técnica, vêm investindo no melhoramento genético, uso de pastejo rotacionadoe instalações para manejo dos rebanhos leiteiros o que contribuirá para o desenvolvimento do setor.