Credito Rural também no Alto Juruá

A unidade local do idam do municipio de Guajará, localizado no Sudoeste do Amazonas, região do alto Juruá, está realizando em parceria com a Afeam – Agência de Fomento do Estado do Amazonas a ação de crédito rural que destinará cerca de 120 mil reais a projetos do setor primário, esse valor deverá ser repassado a aproximadamente 60 produtores rurais de 8 comunidades além de produtores rurais isolados. O crédito tem liberação prevista para a segunda quinzena do mês de Abril. Segundo o Gerente da Unidade Local do Município, Germano Nogueira "as atividades de custeio e investimento (aquisição de motor, fornos e bancadas) da mandioca são as mais procuradas para financiamento, uma vez que esta é uma das principais atividades econômicas do Municipio, perdendo apenas para a pecuária. A farinha produzida na nossa regiâo é de excelente qualidade o que facilita a comercialização a um preço mais justo".
A produção do Municipio é destinada para Rio Branco, capital do Acre,para consumo no próprio Município e Manaus por meio da cooperativa mista de produtores que tem um contrato com a Conab, para fornecer farinha para a formação de estoque, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. O municipio conta com apenas dois técnicos do Idam e um da prefeitura, além de uma Unidade Demonstrativa de casa de Farinha Higiênica, situada na comunidade do Gama, que prestam assistencia ao produtores rurais da região.