Cultura da Pitaya oferece oportunidades para o desenvolvimento rural no Amazonas

Alternativa é rentável para os agricultores e de grande valor para as ações ambientais do estado

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas, realizará nesta sexta-feira (10/02), o Dia de Campo da pitaya, com o objetivo de difundir boas práticas de cultivo. Um fruto em ascensão no mercado regional e nacional, a pitaya oferece novas oportunidades para geração de renda e ocupação econômica no estado, além de ótima opção para recuperação para áreas degradadas.

“O cultivo da Pitaya, em pouco tempo passou a ser uma das culturas prioritárias para o IDAM, pelas vantagens que oferece aos agricultores. Tem mercado, é resistente, ajuda na questão ambiental e todas as famílias podem cultivar”, explica Daniel Borges, Diretor Presidente do Idam.

O pé de pitaya é um cacto com expectativa de produção durante 15 anos, é resistente às secas, e sua propagação é realizada com estacas do caule, retiradas da planta mãe. Depois de dez dias de cicatrização, as mudas podem ser plantadas em local definitivo. Em um ano, a planta já começa a produzir alguns frutos. O clima amazônico se mostra promissor para o cultivo da pitaya, permitindo seu plantio ao longo de todo o ano, contanto que as condições ambientais estejam adequadas.

Pioneirismo

O agricultor Cléber Medeiros, dono da primeira e maior fazenda de pitaya no Amazonas, ressaltou também o valor da cultura como uma alternativa sustentável.

“Com o cultivo da pitaya, o agricultor pode extrair o mel a partir das abelhas que polinizam a flor da planta; os cladódios (ramos) podados servem para alimentação animal; e os animais por sua vez produzem esterco orgânico que pode ser utilizado para adubar o pé de pitaya, tendo um círculo fechado e completamente positivo. O cultivo da pitaya é também uma forma de reaproveitar áreas degradadas, sem precisar derrubar nenhuma árvore”, delineou.

Usando como exemplo sua experiência pessoal, Cléber ressalta a possibilidade de se reciclar áreas degradadas pela pecuária que ainda permite o cultivo de pitaya com a produção de frutos ao longo do ano inteiro.

Além do seu sabor, a fruta é notória por diversos benefícios à saúde, sendo rica em antioxidante e ômega 6, e auxiliando na regulação do intestino. Com seu potencial de adaptação ao clima da região amazônica e sua crescente demanda no mercado, a pitaya se destaca como uma cultura promissora no Amazonas.

Texto: Ártemis Cunha

Fotos: Ártemis Cunha / Idam

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas: Nailson Castro (99113-2311), Ártemis Cunha (98406-5021), Rita Ferreira (98208-9685) e Antônio Barros Jr. (98145-1183).