Cultura do Mamão

O mamão é uma espécie frutífera, pertencente à família Caricaceae, originária da América Tropical. O Brasil é o segundo produtor mundial de mamão, situando-se entre os principais países exportadores, principalmente para o mercado europeu.

O mamão é uma fonte importante de papaína, enzima proteolítica de ação semelhante à da pepsina e tripsina, empregada para os mais variados usos nas indústrias têxteis, farmacêutica, de alimentos e de cosméticos. A carpaína (ativador cardíaco) pode ser extraída das folhas, frutos e sementes. Além disso, a fruta é uma boa fonte de cálcio e excelente fonte de pró-vitamina A e de ácido ascórbico (vitamina C), sendo que este último aumenta com a maturação do fruto.

O mamoeiro pode ser propagado por meio de sementes, estaquia e enxertia. Contudo, para as nossas condições, as sementes são mais utilizadas. Sementes de cultivares do grupo Solo podem ser produzidas pelo próprio produtor, enquanto as do grupo Formosa, como o Tainung n.º 1 (híbrido), devem ser adquiridas de firmas produtoras. O espaçamento pode variar, sobretudo, em função do tipo de solo, do sistema de cultivo, do clima, da cultivar e dos tratos culturais a serem utilizados, podendo ser plantado no sistema de fileiras simples e fileiras duplas.

 

link: http://www.idam.am.gov.br/wp-content/uploads/2021/01/O-cultivo-do-mamão.pdf