Curso de produção orgânica reúne agricultores em Rio Preto da Eva

agro

Mais de 20 agricultores familiares participaram entre os meses de setembro e outubro, de um curso sobre Agroecologia e Sistemas Orgânicos de Produção, realizado pela Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus). A atividade faz parte de um conjunto de ações firmado entre o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e IDAM, por meio do contrato Nº 039943248/2012 para implantação do Projeto de Apoio na Estruturação de Unidades de Produção Familiar Agroecológicas.

agro.jpg 2agro.jpg 3A ideia é proporcionar aos agricultores familiares o conhecimento de algumas técnicas da agricultura orgânica, como a compostagem e a utilização de biofertilizantes, além de conscientizar para a prática de uma agricultura que não prejudique o meio ambiente, a saúde dos produtores e consumidores. Outro fator importante é a redução do custo de produção com o uso de insumos orgânicos que possibilitarão maior competitividade aos produtores rurais.

Para o coordenador do Setor de Apoio a Agroecologia e Produção Orgânica – SEAPO do IDAM Central, Mário Ono, a agricultura orgânica surge como alternativa economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente justa, aos desafios da agricultura convencional, por incentivar o uso racional dos recursos existentes nas comunidades. “Desse modo possibilitará que os agricultores produzam boa parte de seus insumos, a custo bastante reduzido, aproveitando principalmente a energia do sol e a fonte de nitrogênio atmosférico, que são de graça,” explicou Ono.

agro.jpg 4Implantação                                 

Os agricultores familiares participaram ainda, da implantação de uma Unidade Didática de Produção de Fertilizantes Orgânicos (UDPFO). A ação tem o apoio da Associação Agrícola e Piscicultura de Rio Preto da Eva (ACARPIS), que disponibilizou o local e a mão de obra. A estrutura servirá para produzir os insumos que serão utilizados no cultivo e manejo da produção orgânica.