Curso de Suinocultura online reúne cerca de 230 pessoas em todo o Estado

Aproximadamente 230 pessoas, em 30 municípios do interior do Amazonas, estiveram online, na manhã desta quarta-feira (20), para assistirem a primeira aula do Curso de Suinocultura que teve como público alvo os técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e produtores rurais e agricultores familiares do interior do Estado. Na próxima quarta-feira (27) será dada continuidade ao curso.

A aula de hoje deu inicio ao ano letivo dos cursos de capacitação oferecidos pela Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror), através do Departamento Pedagógico (Depe), em parceria com o Idam e a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), que disponibiliza o Centro de Mídias do Amazonas (Cemeam).

O secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, fez a abertura da aula e falou da importância dos cursos para capacitação dos técnicos do idam, produtores rurais e agricultores familiares. Ele reforçou que será apresentado o calendário com todos os cursos a serem realizados neste ano e disse que, em breve, será divulgado um projeto de educação e capacitação em parceria com a Seduc, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, fez a abertura da aula do Curso de Suinocultura

Segundo o secretário, recentemente, o governador Wilson Lima inaugurou dois abatedouros de suinocultura abertos a todos os criadores e destacou que o Brasil é o quarto maior exportador e criador de carne suína.

Curso – A zootecnista que ministrou o curso Meyb Seixas detalhou que o curso trata das técnicas de manejo animal, tecnologias que podem ser implementadas no Estado, noções sobre nutrição animal e alimentação alternativa, além de orientações sobre o manejo dos dejetos e instalações adequadas.

O médico veterinário que atua no Idam em Iranduba, Marcelo Gama, que foi um dos ministradores da aula de hoje, afirmou que o objetivo foi apresentar a suinocultura para os agricultores e produtores rurais e como podem iniciar um plantel de suínos.

De acordo com estimativa do Idam, em 2018, o Estado tinha cerca de 58.6 mil cabeças de suínos e uma média de 3 mil criadores registrados.

Segundo o Depe, cerca de 230 pessoas assistiram a primeira aula do ano via o Centro de Mídias