Dia de campo apresenta novas cultivares de feijão

Novas opções de feijão mais produtivas e nutritivas e que têm recomendação técnica para plantio em terra firme e várzea no Amazonas são alguns dos resultados de pesquisa que serão apresentados em Dia de Campo que acontece na terça-feira, 01 de setembro, marcando as comemorações de 34 anos de atuação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Amazonas.
O Dia de Campo acontece das 8h às 12h no campo experimental da Embrapa Amazônia Ocidental, em Manaus, no Km 29 da rodovia AM-010, tendo como convidados agricultores, técnicos de extensão rural, estudantes, professores, imprensa, governo, agências de fomento e demais agentes envolvidos no setor agrícola.
O evento conta com a parceria do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) e recursos do Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa – PAC Embrapa. A programação inclui visita aos plantios e palestras em que serão abordados os temas: Manejo e preparo do solo; Aspectos nutricionais da cultura do feijão-caupi; Manejo integrado de plantas daninhas; e Cultivares de feijão-caupi para terra firme.
As novas cultivares recomendadas para terra firme no Estado do Amazonas são: BRS Xique-xique, BRS Nova Era, BRS Guariba e BRS Tracuateua. Para a várzea, além destas quatro cultivares, é recomendada também a BRS Paraguaçu. Cultivares são plantas selecionadas, com características de interesse tais como produtividade e resistência a doenças, e que podem manter essas qualidades ao serem reproduzidas nas condições de manejo indicadas. Por isso, a utilização de cultivares com recomendação técnica dá ao agricultor mais chances de viabilizar seu plantio.
O feijão-caupi é aquele utilizado no “baião-de-dois” e no Amazonas é conhecido como feijão de praia, por ser cultivado nas várzeas pelos ribeirinhos, principalmente da região dos rios Purus e Madeira. No norte e nordeste do Brasil esse tipo de feijão é típico da agricultura familiar, por ser rústico, com pouca exigência de insumos e baixo custo de produção. Resultados de pesquisas da Embrapa Amazônia Ocidental, que serão mostrados no dia de campo, indicam que é possível aumentar e alcançar até mais que o dobro nas produtividades dessa cultura em várzea e em terra firme no Amazonas.