Dia Estadual do Extensionista Rural agora é Lei

A partir deste ano, 6 de dezembro é o Dia Estadual do Extensionista Rural. A data foi instituída pelo governador Omar Aziz, por meio da Lei No. 3.575, de 28 de dezembro de 2010, como forma de homenagear esse profissional importante para agricultura.
O extensionista é o técnico que está sempre ao lado do produtor, apoiando-o, demonstrando inovações, ajudando-o a superar os obstáculos do crédito, da burocracia e da comercialização.
A extensão rural no Estado do Amazonas teve início no dia 02 de dezembro de 1966, com a criação da Associação de Crédito e Assistência Rural do Amazonas (ACAR/AM) fundada a partir da necessidade de orientações técnicas para os agricultores rurais. A primeira localidade a obter assistência técnica da ACAR/AM foi o Careiro, hoje município Careiro da Várzea. Porém, o primeiro Escritório Local foi implantado em Itacoatiara, em 1967.
Os extensionistas contribuem para as transformações culturais, sociais e econômicas, atuando como efetivos agentes do desenvolvimento sustentável e multiplicadores.