Diário de Viagem da Missão técnica ao Tocantins – PARTE I

A primeira atividade de campo da comitiva Amazonas/Pará ao Estado do Tocantins foi realizada no dia 04 de maio. O local: fazenda Roncador, situada às margens da TO-020. Na propriedade, o sistema de produção integrada é feito nas áreas cultivadas com o abacaxi juntamente com um sistema de interação lavoura-pecuária.
Os agricultores presentes ouviram, de forma bem transparente, os relatos das experiências e as dificuldades dos proprietários na implantação e condução da produção integrada do abacaxi. Também conheceram vários modelos tecnológicos como, um sistema prático de colheita do abacaxi, por meio de um carrinho manual adaptado, sistema este que se reproduzido em suas propriedades vai eliminar o serviço insalubre de transportar o fruto colhido em paneiros presos em suas cabeças; um implemento adaptado que quando utilizado realiza de uma vez só a abertura dos sulcos de plantio, adubação e a marcação do local de plantio das mudas, conforme o espaçamento pré-determinado. Dentro da pós-colheita os participantes acompanharam o funcionamento do equipamento de classificação do fruto pelo peso e conheceram as possibilidades de embalagem dos frutos de acordo com o mercado que se deseja atingir.
Na propriedade foi possível conhecer uma das poucas áreas do país cultivadas com abacaxi irrigado com sistema de pivô central e acompanhar a adubação de cobertura realizada através de um pulverizador de barra acoplado ao eixo de tomada de força de um trator agrícola.
Em todos os aspectos técnicos e operacionais podemos avaliar este primeiro dia como sendo de grande aproveitamento.