Diretoria e equipe de técnicos do Idam discutem início das ações dos Projetos Prioritários para Rio Preto da Eva

Para dar início às ações dos Projetos Prioritários – açaí, agroecologia, avicultura, banana, citros, cupuaçu e piscicultura – em Rio Preto da Eva (distante a 57 quilômetros de Manaus), a diretoria executiva do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) esteve reunida, na manhã desta terça-feira (15/10), com a equipe de técnicos locais e coordenadores estaduais dos projetos que atuarão nas atividades, a serem iniciadas ainda este ano.

O objetivo é alinhar como serão prestados os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para as atividades produtivas selecionadas pelo Idam, que irão beneficiar agricultores familiares e produtores rurais da região. Os Projetos Prioritários contemplam todos os municípios do Amazonas e estão entre as prioridades do Governo do Estado. A meta é atingir 30.223 mil beneficiários até 2022.

Para a diretora-presidente do Idam, Eda Oliva, esses projetos têm uma função importantíssima, que é a qualificação dos técnicos que irão atender o público-alvo do Idam. “Os projetos foram selecionados visando critérios técnicos, que incluem a produção e produtividade, infraestrutura de beneficiamento e condições de mercado das cadeias produtivas”, explicou a presidente, ao ressaltar que um dos objetivos desses projetos é oportunizar opções de atividades que estimulem a permanência das famílias rurais no campo.

Para o diretor de Planejamento Institucional, Armando Jorge, o desenvolvimento rural não depende exclusivamente dos serviços de Ater, mas também de outras instituições e atores envolvidos no setor. “Foram praticamente cinco meses para chegar a esses projetos e definir qual seria o foco de trabalho. Vamos trabalhar com uma equipe técnica qualificada e que conhece de fato cada cadeia produtiva dos 21 projetos”, destacou.

O cultivo do açaí está entre as atividades contempladas nos projetos para o município. No Amazonas, conforme dados do Idam em 2018, a produção de frutos de açaí foi de aproximadamente 69 mil toneladas, sendo cerca de 67% dela oriunda do extrativismo e 33% de áreas de cultivo.

Para a engenheira agrônoma do Idam e coordenadora estadual do Projeto Prioritário da Cadeia Produtiva do Açaí, Anecilene Buzaglo, a cultura já é considerada a quarta atividade de maior expressão em Rio Preto da Eva, e a ideia é aumentar a produção e produtividade.

“Queremos mudar a média de produtividade dos agricultores, que hoje é de 10 toneladas para 15 toneladas por hectare. Durante a execução do projeto está prevista a implantação de 12 viveiros para produção de mudas de açaí”, disse Anecilene.