Em Autazes, Idam promove excursão de agricultores a Unidade de Observação de Mandioca

A ação teve como objetivo difundir boas práticas voltadas à produção de mandioca na região

Com a proposta de difundir boas práticas no cultivo de mandioca, a equipe técnica do posto avançado do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em Monte Sinai, no município de Autazes (distante 113 quilômetros de Manaus) realizou uma excursão de 16 produtores rurais à Unidade de Observação de Mandioca na comunidade Nova Jerusalém. Realizada na terça-feira (20/02), a ação teve como finalidade a demonstração de métodos aplicados em atividades referentes à cultura.

Segundo a gerente do posto avançado, Rosiele dos Santos, o Idam convidou agricultores de outras comunidades do município para a demonstração das técnicas de manejo aplicadas em uma Unidade de Observação do Idam, na qual o plantio de mandioca é destaque.

Implantada em 2023, a unidade dá os primeiros resultados sobre o cultivo da mandioca no local, que poderão ser observados pelos agricultores da região.

“Durante o plantio, dividimos a área designada em duas metades. Em uma delas, plantamos com a aplicação de todas e práticas demonstradas pelo Idam, com espaçamento adequado, controle de plantas daninhas, adubação de cova e duas adubações de cobertura. Na outra, deixamos o agricultor plantar e utilizar os métodos usados normalmente. Nosso objetivo é demonstrar a diferença na produtividade de um plantio realizado com o acompanhamento dos nossos técnicos especializados”, destacou Rosiele.

Durante a excursão, o engenheiro agrônomo do Idam, Selmo Andrade da Costa, foi o responsável pela instrução sobre as boas práticas relacionadas à cultura.  “Essa é uma atividade essencial, uma vez que os agricultores têm a possibilidade de conhecer inovações para a produção nas atividades agrícola, com a adoção de técnicas eficientes ao cultivo da mandioca”, avaliou.

Fotos: Divulgação/Idam