Em Iranduba, Idam realiza o 4º Dia de Campo este ano, desta vez voltado para a piscicultura

O evento permitiu aos participantes trocarem experiências e adquirirem noções para desenvolverem a atividade

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) realizou na manhã da última sexta-feira (25/08), o 4° Dia de Campo de 2023, desta vez voltado para a piscicultura, importante segmento da produção de alimentos no Estado. É com essa metodologia que produtores, pesquisadores, engenheiros de pesca e técnicos extensionistas se encontraram para trocas de experiências e novos aprendizados. A ação foi realizada no município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus).

“O Idam cumpre esse papel de fomentador do setor primário com excelência e vamos fortalecer essa metodologia de campo para capacitarmos mais e mais produtores. Esse é o caminho”, elogiou o diretor-presidente do Instituto, Vanderlei Alvino.

O local escolhido foi a Fazenda Bicho do Rio, que tem 40 tanques, nos quais se produzem alevinos de tambaqui, matrinxã, pirarucu e principalmente tambatinga, espécie híbrida obtida no cruzamento de tambaqui e  pirapitinga, que garante maior produtividade, melhor resistência e grande adaptação em diversos ambientes para criação.

José Vasconcelos é um dos empresários do ramo. Com a produção já consolidada, e com laboratório próprio desde 1994, abriu as portas de sua propriedade para mostrar como tem conduzido sua criação e, ao mesmo tempo, interagir com os especialistas convidados.

“Estamos felizes em poder dividir nossas experiências com quem trabalha na piscicultura. Isso é fundamental para o setor primário amazonense”, disse Vasconcelos, emocionado por receber o evento.

Pedro Chaves da Silva, gerente de Capacitação do Idam, foi o responsável por coordenar os trabalhos. Ele garante que a troca de conhecimento e experiências obtidas em atividades como o dia de campo contribuem significativamente no processo produtivo de peixes, na qualidade dos produtos e nas políticas públicas voltadas para o setor.

“Essa metodologia traz os participantes para dentro dos processos produtivos, mostrando o que dá certo, como evitar os prejuízos por falta de conhecimentos e como obter ganhos nessa atividade. É fantástico”, exclamou Pedro.

Empreendedorismo familiar

Uma família inteira veio do distrito de Novo Catalão, no Iranduba. A agricultora Lindomar Amaro dos Santos Félix veio com o filho Vitor, de 17 anos,  Naiane, de 30 anos, e o neto Wayllon Gabriel, de 16. Eles trabalham com a produção de hortaliças, frutas e legumes. Em quatro tanques iniciaram a criação de pirarucu, tambaqui e quelônios. Agora, querem investir e aumentar nesse segmento.

“Nunca tive essa oportunidade de aprendizado. É muito gratificante poder participar e estou muito feliz em enxergar a piscicultura como ferramenta para ajudar minha família”, enfatizou Naiane.

O Dia de Campo levou boas práticas de manejo e comercialização até para quem ainda está iniciando na piscicultura

Conteúdo em três estações

O Dia de Campo capacitou os participantes em três estações distintas, que lhes apresentaram os principais temas para o início da atividade, garantindo dessa forma as boas práticas de manejo e comercialização até para quem ainda está iniciando na piscicultura.

Plano de Negócios, Gestão da Piscicultura, Licenciamento Ambiental, Modalidades de Cultivo, Tecnologias Aplicadas à Piscicultura, Reprodução, Larvicultura e Alevinagem, foram os temas apresentados aos participantes.

Além do aprendizado prático, os participantes levam consigo material didático, como folders e cartilhas que abordam o básico para a piscicultura, além de direcionamento para eventuais necessidades e orientações.

Fotos: Kevyn Sousa e Marfran Vieira/Idam