Em Itamarati, Governo do Estado acompanha o início do período de colheita da melancia

Com melancia de qualidade a safra promete 30 mil litros de frutos

Com apoio e assistência técnica do Governo do Estado, por meio do  Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), agricultores de Itamarati (a 985 quilômetros de Manaus) iniciaram, neste mês de setembro, a colheita da safra de melancia no município. Os frutos colhidos já tem destino certo: serão comercializados para os Programas de Aquisição de Alimentos (PAA), de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), feiras e mercados.

De acordo com o gerente do Idam em Itamarati, Osmazio Rabelo, a melancia vem se tornando umas das principais culturas produzidas em Itamarati, principalmente nas várzeas, onde já somam mais de 100 famílias produzindo o fruto.

“A unidade local está sempre com os produtores prestando assistência técnica e orientações sobre tecnologias no cultivo e demonstrações de métodos a estes produtores, que interessam a cada dia mais por esta cultura por ser rápida e ter escoamento garantido”, destacou Osmazio.

A melancia é uma cultura de ciclo curto e de rápida comercialização. Com isso, gera emprego e renda no município, visto que os trabalhos vão desde o preparo de área, manejo da cultura até a colheita. A produção esperada é de 30 mil litros de frutos em 15 hectares.