Em Manaus, Idam celebra Dia do Agricultor com liberação de crédito rural e exposição de produtos da agricultura familiar

Nesta quarta-feira (28/07), Dia do Agricultor, a unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), em Manaus, realizou uma solenidade com exposição de produtos cultivados pela agricultura familiar, assinatura de projeto de crédito rural para investimento na cultura da mandioca e homenagens aos homens e mulheres do campo. O evento aconteceu na unidade local do Idam (BR 174, km 0, bairro Lagoa Azul).

A agricultora Daniele Rocha, de 36 anos, da AM 010, km 41, ramal do Areal, trabalha há mais de 10 anos com atividades da agricultura familiar e atualmente atua nos cultivos de hortaliças, pupunha e criação de tambaqui em tanque escavado.

Daniele destaca que a agricultura familiar desempenha um papel fundamental na produção de alimentos e na economia local. “Nosso maior orgulho é poder proporcionar alimentos de qualidade aos consumidores. É muito gratificante para a gente plantar, colher e vender nas feiras da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS). Isso mostra que estamos conseguindo ganhar nosso espaço no mercado e reconhecimento do nosso trabalho”, enfatizou.

De acordo com o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, o Instituto tem atuado de forma intensa no campo e o orçamento para o setor tem permitido investimentos na compra de máquinas eficientes, aquisição de sementes e assistência técnica qualificada.

“Nossa missão é levar informações técnicas, fomento, regulamentação, produção com qualidade e responsabilidade sanitária, para que os agricultores possam melhorar suas estruturas de produção, gerando renda e oportunidades no campo”, destacou Valdenor.

Acesso ao crédito – A agricultora Maria Luiza Costa, de 42 anos, do Projeto de Assentamento Água Branca, comunidade Uberê foi contemplada com financiamento de mais de  R$20 mil, por meio da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam). O recurso será utilizado no cultivo de mandioca para produção de farinha de tapioca.

“Esse recurso vai ser muito importante na compra de insumos para que eu possa produzir a farinha de tapioca. Vou conseguir também ajudar outras pessoas, porque eu não trabalho sozinha”, disse a agricultora ao destacar que atualmente a produção gira em torno de 20 sacas de farinha de tapioca por dia.

Assistência ao agricultor – O Idam atua juntamente a famílias rurais em todos os municípios do estado do Amazonas para fomentar o desenvolvimento socioeconômico e produtivo, por meio dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) como programas de capacitação, emissão de documentos para acesso às políticas públicas do setor primário, elaboração de projetos de crédito rural, entrega de sementes e outras atividades.