Em parceria com o Idam, docentes do Ifam em Eirunepé constroem viveiro florestal

Alunos do Instituto Federal do Estado do Amazonas (Ifam) Campus Eirunepé, a 1240 quilômetros de Manaus, ganharam um novo espaço para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Com o auxílio de técnicos da unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) no município, os docentes, voltados ao eixo tecnológico em Recursos Naturais construíram, no último mês de março, viveiro de espécies florestais madeireiras, frutíferas e ornamentais da Amazônia.

Alunos participantes da atividade extra-classe

O viveiro recém-construído faz parte do projeto “Viveiro de Mudas de Espécies Florestais: da teoria à prática”, desenvolvido pelo professor do Ifam, Marcos Vinícius Ribeiro de Castro Simão e tem como principal finalidade, suprir a necessidade de um espaço adequado para realização de atividades práticas de ensino dos cursos “Técnico em Agropecuária” e “Técnico em Florestas”, proporcionando ainda a interdisciplinaridade, relacionando as disciplinas técnicas com as disciplinas de base comum, assim como integrar disciplinas de outros eixos, voltados à Informática e à Administração.

Viveiro construído através da parceria

Anderson Cardoso, gerente da unidade local do Idam em Eirunepé, enaltece o trabalho realizado e destaca a importância do viveiro para o desenvolvimento e aprendizado, não só para os docentes, mas para a comunidade como um todo e pontua, “O Viveiro Florestal, além de contribuir com as práticas de ensino, atende também a um dos principais objetivos da nossa instituição, que é a distribuição de sementes e mudas aos agricultores rurais familiares de Eirunepé, fomentando assim a produtividade agrícola e a soberania alimentar das comunidades rurais da região”.
O professor Marcos Vinícius, idealizador do projeto, agradece a parceria entre os órgãos, “Esse foi um trabalho iniciado no fim de 2017 que envolveu os docentes do Eixo Tecnológico em Recursos Naturais e os servidores terceirizados que colaboraram na construção do viveiro florestal. Agora, após um processo seletivo entre os discentes, estamos possibilitando a oportunidade de estágio a sete estudantes do segundo módulo do curso Técnico de nível médio em Florestas na forma Subsequente. Além disso, contamos com o apoio dos Técnicos Administrativos ligados ao Eixo, para auxiliar na utilização do novo ambiente educacional. Já estão sendo desenvolvidas atividades de pesquisa e ensino no viveiro florestal. Esperamos em breve aprovar um projeto de extensão para receber agricultores rurais familiares nesse espaço, contribuindo para a melhoria da produtividade e segurança alimentar das comunidades rurais”, disse o professor.

Fotos: Divulgação