Em Rio Preto da Eva, Idam capacita agricultores para o Cooperativismo

Rodovia AM 010 Km 78. Texas hotel. Esse foi o local onde representantes de organizações e cooperativas do município de Rio Preto da Eva estiveram reunidos durante três dias em busca de aperfeiçoamento. O Idam foi o mestre e ensinou aos participantes os conhecimentos básicos sobre o processo de cooperativismo.
O conteúdo foi bem agradável: história do cooperativismo, origem, estrutura organizacional, fundamentação legal, princípios, entre outros que chamaram a atenção do grupo, principalmente por conta da dinâmica repassada pela instrutora Maria Helena, ocasião em que o agricultor pode vivenciar o real, por meio de ações fictícias realizadas durante as aulas.
O curso de Cooperativismo/Empreendedorismo foi realizado graças ao Convênio 271/2008, firmado entre o Idam e o Banco da Amazônia. O Idam chamou a atenção e os participantes responderam a altura. No final eles receberam certificado e agora estão motivados e sensibilizados para a importância, exercício e função das várias formas de associativismo, com ênfase no cooperativismo empreendedorista, como meio de exercício de cidadania, fortalecimento de representatividades e poder de negociação. “Cursos como este não só incentivam agricultores da Agricultura Familiar como, também, os subsidiam a trabalhar em conjunto por meio de organizações sociais”, disse a ministrante do curso, Maria Helena Costa, ressaltando que, os cooperados, em assembleia, têm poder de decisão e barganha, mais autonomia, podendo, desta forma, exercitar a cidadania e o empoderamento nas organizações e nas comunidades rurais.