Em Rio Preto da Eva, Idam realiza Dia de Campo dos Citros

Realizado na próxima sexta-feira (27/10), o evento tem como objetivo promover as boas práticas e tecnologias utilizadas nas produções de laranja, limão e tangerina do município

O Idam também convida técnicos para que conheçam novas práticas e tecnologias, como o uso de hidrogel, tecnologia que permite às plantas terem maior tolerância à seca

Na próxima sexta-feira (27/10), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realiza, na Fazenda Progresso, em Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus), o Dia de Campo dos Citros. Com o apoio da Secretaria de Produção do Estado (Sepror) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a ação tem como objetivo fomentar a cultura da laranja, limão e tangerina no município, por meio da assistência técnica e extensão rural (Ater).

“Na ocasião, serão apresentadas aos participantes as tecnologias voltadas à cultura, do plantio à pós-colheita. O produtor poderá presenciar as boas práticas agrícolas das culturas, que visam o aumento da produção e produtividade, bem como para a melhoria da qualidade dos frutos ofertados ao mercado” informou o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.

Durante a ação, que será realizada de 8h às 11h, serão percorridas quatro subestações de produção de citros, distribuídas ao redor da propriedade, nas quais técnicos do Idam abordarão temas específicos e essenciais ao cultivo, segundo o coordenador do Projeto Prioritário de Citros do Idam, Antônio Joaquim Oliveira.

“Na primeira subestação, será abordada a questão do preparo do solo para o plantio, com temas como o tipo de solo, topografia, coleta de solo, preparo e implantação da cultura. Na segunda, a adubação será o destaque. Na terceira, falaremos de pragas e sobre os novos porta-enxertos desenvolvidos em pesquisas da Embrapa. Já na quarta subestação e última subestação, a pós-colheita, incluindo a lavagem e classificação dos citros, será explanada”, pontuou o coordenador.

Além de ser voltado à capacitação de agricultores, o evento também convida técnicos do Idam para que conheçam novas práticas e tecnologias, como o uso de hidrogel, tecnologia que permite às plantas terem maior tolerância à seca.

O Dia de Campo dos Citros

O evento acontece no dia 27 de outubro de 2023, de 8h às 11h, na Fazenda Progresso, localizada na AM 010, Km 113 – Ramal do Procópio, Km 7,5, Rio Preto da Eva.

De forma a otimizar as ações do Dia do Campo dos Citros, o Idam solicita aos interessados que confirmem presença por meio do endereço de e-mail presidencia@idam.am.gov.br.

 

FOTO:  Kevyn Souza/Idam