Em Tonantins agricultores recebem capacitação sobre manejo da castanha

A capacitação em Boas Prática do Manejo da Castanha-do-Brasil iniciou hoje, 08, na comunidade São Francisco, localizada a 03 km da sede do município, com a participação de 25 agricultores familiares. O evento encerra amanhã, 09, e tem o apoio da Secretaria Municipal de Produção e da Associação dos Produtores e Beneficiadores de Castanha do Município de Amaturá – Aprocam. O objetivo é conhecer os principais métodos e cuidados que se deve ter durante a coleta, quebra dos ouriços e armazenamento no paiol. Segundo o gerente da Unidade Localdo Idam/Tonantins,Aureo Enrique Carvalho,a maioria dos coletadores desconhece as substâncias que causam câncer no fígado – a Aflatoxina, encontrada na castanha-do-Brasil, devido às formas inadequadas das coletas e dos armazenamentos. A produção do município esta estimada em aproximadamente 8.000 hectolitros.
Boa parte da produção da castanha está sendo adquirido pela Usina de Beneficiamento de Castanha, construída no município de Amaturá e que é administrada pela Aprocam. A Associação vem atuando no município de Tonantins na compra da castanha direta do produtor em parceria com o Idam e da Secretaria Municipal de Produção desde o ano de 2010. De acordo com o gerente, antes da atuação da Aprocam no município, o preço da castanha era pago pelos atravessadores no valor de R$8,00/ lata, e, hoje, o preço pago pela Associação é de R$17,00/ lata, o que está fortalecendo a valorização da castanha e gerando mais rendas para os agricultores familiares. A capacitação está sendo ministrada por um dos gestores da Aprocam, Ronildo Franco dos Santos e pelo técnico florestal da Unloc/Idam, Erison Alves Barbosa. Entre os assuntos abordados estão: a importância das boas práticas do manejo da castanha-do-Brasil, pré seleção da castanha, secagem e armazenamento, construção do paiol, cuidado no armazenamento e manejo no paiol. “Esperamos que com esta capacitação os participantes coloquem o aprendizado em prática e sejam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos”, finalizouo gerente.