Em Tonantins, emissão de CAF´s neste quadrimestre já supera o registrado em todo o ano de 2023

O número foi atingido nesta semana, durante ação de regularização do instituto, por meio da Unidade Local.

A poucos dias de encerrar o primeiro quadrimestre, o Idam já contabilizou a entrega de 35 cadastros a agricultores do município

Neste ano, em menos de cinco meses, o número de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) emitido pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) em Tonantins (distante 865 quilômetros de Manaus) somou 35 documentos. A quantidade já é superior ao registrado no acumulado dos 12 meses de 2023, quando foram contabilizados 34 documentos, que são indispensáveis para o exercício da agricultura familiar.

O número foi atingido nesta semana, durante ação de regularização do instituto, por meio da Unidade Local (UnLoc) Idam/Tonantins. Na ocasião, foram entregues sete CAF’s a agricultores familiares da Associação de Produtores Rurais Nossa Senhora do Carmo (Asprocarmo), localizada na comunidade Alegria, na margem esquerda do rio Solimões, zona rural do município.

De acordo com o gerente da UnLoc Idam/Tonantins, Dirlei Mendes, as ações de regularização em Tonantins neste primeiro quadrimestre não se limitaram apenas ao CAF. “Na ação de regularização na comunidade Alegria, também assistimos 16 agricultores com solicitação do Cartão do Produtor Primário (CPP) e orientamos o público em relação à importância da documentação em dia e demais serviços disponibilizados pelo Idam”, disse.

A quantidade já é superior ao registrado no acumulado dos 12 meses de 2023, quando foram contabilizados 34 documentos.

Mendes ressaltou ainda que a atividade deve favorecer a comunidade no que diz respeito às produções de hortaliças, mamão, banana, açaí, mandioca e macaxeira para subsistência e comercialização. “Com os documentos em mãos, os agricultores regularizados podem ter acesso a políticas públicas que promovem o desenvolvimento da atividade rural, como a contratação de crédito rural para aquisição de equipamentos”, frisou.

O gerente informou, também, que os agricultores familiares e produtores rurais de Tonantins interessados na emissão de CAF, CPP e Cadastro Ambiental Rural (CAR)  podem buscar assistência técnica na UnLoc, situada na rua Valentina Santos, s/n, Centro. O atendimento é realizado de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 17h.

FOTOS: Divulgação/Idam