Encontro reuniu seringueiros em São Paulo de Olivença

Cerca de 60 produtores rurais participaram do Encontro de Seringueiros promovido pela Unidade Local do Idam/São Paulo de Olivença e Agência de Desenvolvimento Sustentável -ADS, no último dia 10, quinta-feira. O evento teve a parceria da Prefeitura Municipal, Proderam, Associações dos Extrativistas e produtores florestais. O objetivo foi estimular os trabalhadores rurais para a reativação dos seringais nativos, além de discutir e deliberar recursos por meio de crédito ruralpara a safra 2010, visando a abertura de estradas, sangria, alimentação e equipamentos de coleta e corte.
Conforme o gerente da Unloc, Sérgio Froes, a revitalização dos seringais promete estimular a produção da borracha e favorecer a geração de renda diretamente ao seringueiro. A ação vai fortalecer o setor, com garantias de preço e contribuir para o abastecimento do mercado estadual. 200 famílias de seringueiros serão beneficiadas com a reativação dos seringais. Atualmente o Idam está fazendo o cadastro desses produtores para a partir daí iniciar os projetos, e, consequentemente, receberem a liberação dos recursos pela Afeam. Além do crédito rural, os seringueiros recebem outro incentivo: a subvenção da borracha que tem pagamento certo proveniente do governo do Estado, Conab e das indústrias.
De acordo com levantamento feito pelo Idam, seringais nativos são encontrados em grandes hectares nos rios jandiatuba e camatiã e, também, nas áreas de várzeas. Com a safra que ocorre no período de julho a novembro, a borracha de São Paulo de Olivença já se prepara para voltar a disputar o mercado com a cultura da farinha e com a produção do pescado.