Envira se prepara para Feira do Produtor Rural

Envira viveclima de expectativa para mais uma Feira do Produtor Rural que vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 deste mês, pelo sexto ano consecutivo. O evento faz parte da programação de aniversário do município que acontece no próximo dia 31, segunda-feira,ocasião em que a cidade completa 49 anos de criação.
Serão desenvolvidos eventos paralelos como a Festa do Produtor, no dia 30, que se constitui em uma grande atividade, inclusive com feijoada e leilão, e também, a Feira de Pequenos e Médios Animais, especificamente nos dias 28 e 29.
Segundo o gerente da Unidade Local do Idam/Envira, Redinê Xavier, os produtos expostos, serão todos colocados para comercialização.Conforme ele,a maior expectativa é com relação a exposição de pequenos animais (galinha, peru) e médios animais (suinos, ovinos e caprinos), como forma de engrandecer echamar a atenção dos próprios produtores locais para a adesão dessa cultura, considerada bastante proveitosa. Hoje, o município de Envira tem um número ainda reduzido de produtores de pequenos e médios animais, no entanto, o Idam quer mudar este quadro e por isso aposta em tecnologias inovadoras.
A ovino/caprinocultura se refere a atividades tipicamente da agricultura familiar, sendo consideradas de grande importância para a segurança alimentar das famílias. O incentivo ao melhoramento do padrão genético dos animais, por meio de introdução de matrizes selecionadas nos rebanhos de pequenos criadores, tem sido uma ferramenta muito útil para melhorar a produtividades ds plantéis. O rebanho suino também serve para a segurança alimentar de muitas famílias rurais. Os animais são geralmente criados em instalações rústicas (de baixo custo), com a utilização de alimentos alternativos.
Envira é um dos municípios onde prevalece a pecuária bovina/corte.