Estação de Piscicultura de Benjamin Constant vai receber reforma

Um convênio aprovado em maio deste ano, pelo Projeto de Desenvolvimento Regional do Amazonas para o Zona Franca Verde – Proderam, vai permitir a aquisição de materiais e equipamentos, reforma e ampliação das instalações e ampliação de viveiros na Estação de Piscicultura Irmão Balduino, localizada no município de Benjamin Constant. A estação foi construída pelo governo do Estado, e, hoje, é administrada pela Associação dos Aquicultores de Benjamin Constant. Com a aprovação do projeto o Idam pretende elevar a atual produção de 600 mil para um milhão e quinhentos alevinos.
O projeto foi elaborado pelos engenheiros de pesca do Idam central e teve a participação ativa de técnicos da Unidade Local do Idam de Benjamin Constant. Está orçado em R$ 422.548,52, que provem do acordo de empréstimo LN 7513-BR, verba do Banco Mundial e do Governo do Estado. De acordo com o engenheiro de pesca do Idam, Bosco Alves, a atual oferta de alevinos no município é insuficiente, uma vez que existe uma grande demanda de piscicultores. Tambaqui
No município de Benjamin Constant, cerca de 120 piscicultores vivem numa área inundada de mais de 100 hectares. Hoje a Associação dos Aquicultores participa do PPA/CONAB por meio do qual já foram entregues 99.000 quilos de tambaquis para entidades carentes dos municípios de Benjamin Constant e Atalaia do Norte.