Excursão a Tocantins – Parte II

Entre os dias 05 e 06 de Maio a missão técnica do Amazonas visitaram duas outras propriedades no Estado do Tocantins, que aderiram ao plantio de abacaxi seguindo as normas técnicas do sistema de produção integrada.
A primeira, de propriedade do Sr. João Paulo Mori, localiza-se no Km 384 da BR 153 em uma localidade chamada rio dos bois e recebe o nome de Fazenda Luar do Sertão. Originalmente produtor de soja, cultura que possui grande expressão no cenário agrícola Estado do Tocantins, o Sr. João Paulo por diversos fatores macro-econômicos se viu obrigado a encostar todo maquinário utilizado na soja e buscar novas parcerias deslumbrando na cultura do abacaxi uma forma de se manter no mercado do agronegócio competitivo.
Com a adesão à produção integrada, o proprietário participou de várias capacitações técnicas sobre a cultura do abacaxi, incorporou vários conceitos de gestão anteriormente utilizados para a cultura da soja e algumas práticas agrícolas como, por exemplo: o cultivo em curvas de nível e o manejo do mato das entre linhas com plantio do milheto. Este manejo consiste em semear o milheto a lanço (em média 5 kg/hectare) e antes que este atinja um tamanho capaz de sombrear o abacaxi será roçado mantendo os restos de cultura sobre o solo como cobertura morta. Novos ciclos de semeadura e roço do milheito poderão ser conduzidos até a colheita do abacaxi.
Vale salientar que o exemplo acima citado embora atenda as premissas do controle das ervas daninhas contidas na produção integrada, que não aceita o uso de herbicidas pré-emergentes muito menos o cultivo no limpo, em se tratando da realidade do nosso estado novas pesquisas serão conduzidas pela EMBRAPA Amazônia Ocidental com o apoio deste IDAM como forma de conhecer a cultura que melhor se comporte para plantio em conjunto ao abacaxi com sua manutenção em cobertura morta nas entre linhas.
Na segunda visita, pudemos conhecer o funcionamento da Cooperativa Agropecuária de Pedro Afonso – COAPA, localizado no município de Pedro Afonso e que também está incentivando seus cooperados a diversificarem suas atividades e buscar no cultivo do abacaxi, em sistema de produção integrada, uma forma de melhoria econômica com respeito ambiental.
Os produtores e técnicos presentes acompanharam os trabalhos desenvolvidos pela COAPA na produção de mudas sadias através do estímulo a brotação das gemas através do seccionamento do talo da planta do abacaxi. Sistema este que possibilita a produção de até 30 mudas sadias por cada talo e que facilmente poderá ser reproduzido tanto em nível de produtor como em nível das instituições parceiras.
Por fim, após todos estes dias de convivência da equipe gestora do processo de implantação da produção integrada de abacaxi no amazonas, em seus mais diversos níveis: produtores rurais, assistência técnica e extensão rural, instituições de pesquisa, de agronegócio, de comercialização e da instituição fomentadora deste sistema; podemos dizer com toda certeza, que os conhecimentos adquiridos nesta excursão contribuirão para que possamos desenvolver nossos trabalhos junto aos agricultores do nosso Estado, garantindo à segurança dos alimentos por eles produzidos, com proteção ambiental, com respeito às condições de trabalho dos agricultores envolvidos, com atenção a saúde humana e sem esquecer a sua viabilidade econômica.