Extrativistas comemoram comercialização de CVP

Com um carregamento de mais de 25 toneladas de Cernambi Virgem Prensada (CVP), extrativistas das comunidades do Extrema, Santa Maria, Sacado do Humaitá e localidades inseridas no Rio Pauini, entregaram esta semana em Pauini mais um lote desse produto para comercialização no mercado de Lábrea e municípios vizinhos. A chegada da produção ao município de Pauini foi acompanhada pelo Diretor de ATER do Idam Central Ramonilson Gomes, pelo gerente Luiz Vanderlei, pelo técnico Aristóteles Mamed e pelo Presidente da ATRAMP, Jeová Brígido.
Essa é a segunda viagem realizada pelos extrativistas à sede do município de Pauini no barco construído com recursos do Convênio 008/2010 firmado entre o Fundo de Promoção Social (FPS), antigo CDH e a Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas do Município de Pauini – ATRAMP, que também foi benefíciada com financiamento no valor de R$ 61.200,00 por meio do PRONAF (agroindústria familiar) para aquisição de 40 toneladas de borracha.
Ao todo são 120 extrativistas beneficiados com o Programa de Subvenção da Borracha do Governo Federal, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com a parceria do Governo Estadual com ação da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e Municipal através da Prefeitura. O extrativista recebe R$ 4,80 por quilo do CVP, sendo R$ 2,50 por parte do comprador mais R$ 2,30 oriundos das subvenções federal, estadual e municipal. Hoje, já conseguimos arrecadar recursos para pagamento de mais de 50 por cento do valor financiado, afirma o Presidente da ATRAMP, Jeová Brígido. “Dá uma satisfação enorme poder quitar esse pagamento antes do prazo, que vence em agosto. Ainda temos mais 8 viagens programadas para esse ano e com certeza vamos conseguir escoar nossa produção e garantir nosso sustento”, completou Jeová.
Para o gerente do Idam local, Luiz Vanderlei essa experiência tem comprovado que o apoio recebido pelos extrativistas e agricultores familiares, aliado a assistência técnica e extensão rural pode ser copiada por outros municípios. “Além da borracha o barco vai potencializar o escoamento e a comercialização de outros produtos como copaíba, andiroba, castanha- do-Brasil, cacau orgânico, farinha de mandioca, cupuaçu, açaí, banana, melancia e outros produzidos no município”, enfatizou Vanderlei.
Durante o desembarque o Diretor do Idam, Ramonilson Gomes, lembrou que até pouco tempo extrativistas e agricultores familiares associados enfrentavam dificuldade com o escoamento da produção. “É sempre bom comparar a realidade anterior com a atual. Graças às ações governamentais é possível mudar a realidade do interior. Cabe a nós, enquanto instituição, estabelecer políticas públicas para sanar as dificuldades de cada região” finalizou Ramonilson.