Feira do Tambaqui em Tefé encerra com faturamento bruto de R$ 97 mil

Realizada com o apoio do Idam, feira beneficiou 54 pescadores da RDS Anamã

Com um faturamento bruto de R$ 97 mil, a 2ª edição da Feira do Tambaqui em Tefé (distante 523 quilômetros de Manaus), realizada com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), permitiu a comercialização de 8,7 toneladas de tambaqui, beneficiando 54 pescadores do complexo de lagos do Acará, RDS Amanã.

“Este grupo de pescadores está em processo de construção de um acordo de uso dos recursos pesqueiros, com foco no manejo sustentável do pirarucu. A expectativa é que para o próximo ano possamos solicitar uma cota experimental da espécie pirarucu”, informou o gerente da unidade local do Idam em Tefé, Odelange Reis.

A feira foi realizada ao longo dos dias 7, 8 e 9 de setembro com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), Instituto Mamirauá, Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa).

Segundo a engenheira de pesca do Idam em Tefé, Maria José, o grupo de pescadores do complexo de lagos do Acará vem sendo assessorado pelo Instituto desde março de 2022 para a elaboração de um acordo de pesca, com o objetivo de estabelecer regras para a atividade pesqueira com base no período do ano e espécie de pescado, a fim de permitir o repovoamento dos recursos pesqueiros da região e estabelecer o equilíbrio dos estoques naturais.

“Estamos com o plano de manejo já esboçado e nossa expectativa é de que até o fim do ano nós o enviemos à Sema para que receba a aprovação. Nosso objetivo é que no ano que vem estes pescadores já iniciem a pesca manejada com uma cota experimental elaborada com o apoio do Ibama”, concluiu Maria.

FOTOS: Reprodução/Idam

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam): comunicacaoidam@gmail.com / Ártemis Cunha 92 98406-5021) / Antônio Barros Jr 92 98145-1183/Nailson Castro 92 99113-2311 / Rita Ferreira 92 98208-9685.