Governo do Amazonas incentiva manejo florestal e promove oportunidades de emprego e renda em comunidades de Parintins

Produtores rurais recebem assistência técnica do Idam para elaboração e execução de Planos de Manejo Florestal Sustentável em Pequena Escala

O manejo florestal, técnica de extração de madeira que reduz o impacto ambiental, vem sendo incentivado pelo Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), para promover oportunidades de emprego e renda a produtores rurais de comunidades ao longo do rio Uiacurapará, no sul do município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus).

Na região, técnicos da Unidade Local (Unloc) do Idam identificaram cinco produtores rurais que possuem propriedades com potencial madeireiro e que apresentaram interesse em obter apoio do órgão na elaboração e execução de Planos de Manejo Florestal Sustentável em Pequena Escala (PMFSPE), desenvolvidos pelo técnico Marlesson Tavares.

Uma produtora da comunidade Zé Açu já está com seu plano elaborado e aguarda o processo de análise pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para receber a licença de operação e poder iniciar as atividades.

O gerente da Unloc Parintins, Rickson Valente, explica que o planejamento da unidade para o ano de 2023 é elaborar cinco Planos de Manejo Florestal Sustentável para os produtores rurais das comunidades São Tomé do Rio Uiacurapá; São João Batista do Jacu; São Sebastião do Rio Jará; e Comunidade do Zé Açu, localizadas a uma distância de duas horas de lancha da sede do município.

“Nos Planos de Manejo elaborados pelo Idam serão utilizadas três serrarias portáteis para beneficiamento e melhor aproveitamento da madeira extraída de forma sustentável dos Planos de Manejo. Dessas duas serrarias já foram entregues pelo Governo do Estado e estão sob a responsabilidade Prefeitura Municipal de Parintins e uma outra será entregue pelo Governo do Estado e ficará sob responsabilidade do Idam Unloc Parintins”, ressaltou o gerente.

Planejo de Manejo Florestal

O Plano de Manejo Florestal Sustentável em Pequena Escala (PMFSPE) é um instrumento em que o agricultor familiar pode utilizar até 500 hectares de sua propriedade, respeitando o limite de corte de 25 metros cúbicos de madeira por ano. E para agricultores, ocupantes de terras públicas, essa área fica limitada a 04 módulos fiscais.

O manejo florestal é a única forma de o agricultor utilizar os recursos da Reserva Legal (RL), que na Amazônia representa 80% da área de sua propriedade.

No PMFSPE, o agricultor poderá escolher, com o apoio do técnico do IDAM, no mínimo cinco espécies, que ele considera de valor comercial no mercado local, para o corte, como por exemplo: sucupira, jatobá, tauari, cupiúba, marupá, ipê-roxo entre outras.

Texto: Rita Ferreira
Fotos: Divulgação Idam

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas: Antônio Barros Jr. (98145-1183, Ártemis Cunha (98406-5021), Nailson Castro (99113-2311) e Rita Ferreira (98208-9685).