Governo do Estado investe em piscicultura em Fonte Boa

O governo do Estado tem investido na cadeia produtiva do pescado no município de Fonte Boa (a 678km de Manaus), por intermédio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) que vem exercendo atividade da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) aos piscicultores da região.
Durante o mês de maio uma série de atividades foram feitas nas comunidades do município, no intuito de capacitar os piscicultores de Fonte Boa, tendo em vista, o desenvolvimento da cadeia produtiva da piscicultura durante o ano inteiro, como método de prevenção a escassez de pescados causados pelo período do defeso e da entressafra natural (peixes provenientes dos rios, lagos e igarapés).
Nas capacitações os piscicultores aprenderam com metodologias teóricas e práticas as seguintes abordagens: biometria de peixes, controle da qualidade da água (temperatura, pH, oxigênio dissolvido, difusão direta, processo de fotossíntese e transparência), sistema de produção de viveiro barragem , sistema de viveiro escavado e canal de igarapé. Nos sistemas de criação os piscicultores aprendem sobre limpeza e adubação, controle de predadores, povoamento do viveiro, doenças comuns na piscicultura e considerações gerais referente o manejo alimentar (alimentação, ração e armazenamento). “o principal objetivo dessa série é a expansão da piscicultura familiar no município, que tem áreas propicias para o desenvolvimento da atividade de criação de tambaquis e matrinxãs, antes das aulas os participantes do curso ainda não detinham até então nenhum conhecimento sobre o sistema de criação, agora todos possuem os conhecimentos necessários para desenvolverem a prática da piscicultura”, respondeu Francisco das Chagas, gerente da Unidade local do Idam em Fonte Boa. Segundo o Engenheiro de Pesca do Idam, José Levy, a produção e comercialização de pescados durante este ano, está estimada em 12 toneladas da espécie tambaqui na região. Vale destacar que, antes aatividade de piscicultura era pouco desenvolvida no município de Fonte Boa, depois dos incentivos do governo do Estado através da piscicultura familiar gerida pela (Sepror) e Assistência Técnica e Extensão Rural do Idam, tem somado esforços para desenvolvimento da atividade, incentivando novos piscicultores a aderirem à piscicultura, que gera renda e postos de trabalho aos amazonenses.
A Unidade Local do Idam/Fonte Boa já fez outras atividades que incentivam o crescimento da piscicultura local, um dos pontos cruciais foram os cadastramentos de todos os piscicultores que almejam o licenciamento ambiental perante o Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), que aprova os projetos para obtenção de licenciamento para regularização da prática da piscicultura no Estado.