Humaitá-Produtores são capacitados para fabricação de farinha

A Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário – Idam/Humaitá realizou no período de 19 a 21 de agosto o curso da Melhoria da Qualidade da Farinha de Mandioca. O evento aconteceu na comunidade Santa Maria Auxiliadora – rio Ipixuna, localizada na BR 230 Km 40 (sentido Humaitá/Lábrea).
O curso foi considerado de grande importância para os agricultores familiares da comunidade, por conta dos longos anos trabalhados na produção de farinha, porém no sistema tradicional. A partir do treinamento, os técnicos do Idam acreditam que haja, por parte dos produtores capacitados, um maior interesse em cultivar e beneficiar a mandioca, inclusive oferecendo uma maior qualidade ao produto final (farinha). Com isso, a expectativa é que eles garantam um melhor preço no mercado e, consequentemente, melhoria na renda familiar.
A comunidade possui aproximadamente 50 hectares de mandioca plantada e está localizada em um ponto turístico da cidade, podendo dessa forma comercializar a produção da farinha e os subprodutos para os turistas.