I Feira Intermunicipal é realizada em Novo Airão

Ocorreu nos dias 14 e 15 deste mês no município de Nova Airão , a I Feira Intermunicipal dos municípios (FINAF). Idealizada e coordenada pelas Unidades Locais (Unloc´s) do Idam de Manacapuru e Novo Airão, o evento contou com a parceria das Secretarias Municipais de Produção dos dois municípios.
Com o objetivo de apoiar os agricultores familiares de Novo Airão e Manacapuru no que diz respeito ao escoamento da produção e ao abastecimento do mercado consumidor de Novo Airão, a FINAF, nesta primeira edição, contou com a participação de 20 agricultores familiares das seguintes comunidades/localidades: rodovia AM 352/Manairão, estrada Manoel Urbano/Santa Luzia e Maniquara, Lago do Parú/Nossa Senhora do Livramento, ramal do Nova Esperança/Bom Jardim e São Raimundo, Costa do Marrecão/Divino Espírito Santo, ramal do Laranjal/Nossa Senhora da Conceição. Segundo os gerentes das Unloc´s , 90% dos alimentos foram vendidos aos consumidores de Novo Airão, e os 10% restantes foram destinados a merenda servida pelas escolas do município. Com uma diversidade de alimentos, que incluíam frutas ( banana pacoavã, banana prata, banana maçã limão, laranja, tangeria, abacaxi,cupuaçu e biribá ),farinha e quitutes derivados dela (bolos, beijus) e peixes como o tambaqui-curumin, dentre outros, a feira foi um sucesso entre os moradores de Novo Airão, que já manifestaram o desejo de que a FINAF ocorra quinzenalmente, tornando-se parte do calendário de eventos da cidade.
Cerca de R$ 5.000foram gerados nessa primeira FINAF, e segundo as Unloc´s coordenadoras o objetivo principal do evento que foi o apoio ao agricultor familiar no escoamento de sua produção foi alcançado durante o evento . Levando em consideração este fato, e o sucesso da feira entre os moradores de Novo Airão, a segunda edição da FINAF já está sendo planejada pelas Unloc´s de Manacapuru e Novo Airão.