Idam abre semana iniciando décimo módulo do curso de formação de agentes em extensão rural

Qualificação tem como objetivo melhorar o atendimento aos produtores rurais

Capacitação para novos agentes em extensão rural acontece de forma virtual até sexta-feira (15)

Iniciou nesta segunda-feira (11/09), o décimo módulo do curso de formação de agentes em extensão rural do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), de forma virtual, para 150 participantes. A capacitação, que acontece até sexta-feira (15/09), tem como tema a ‘agricultura familiar, gestão e ater: conexões e feminismos’.

Entre os palestrantes do Idam que irão compartilhar os conhecimentos com os novos agentes está a assistente social e gerente da Gerência de Apoio à Organização de Produtores (Georp), Bruna Maria Carrijo Maia, que na plenária geral desta segunda-feira (11/09), vai abordar o associativismo e cooperativismo.

“O crescimento econômico social e cultural no estado do Amazonas se dá através das organizações dos produtores rurais. Por isso, iremos abordar diferentes formas para melhorar a qualidade de vida e de trabalho dos produtores rurais”, explicou Bruna.

De acordo com o engenheiro agrônomo e gerente de Capacitação e Metodologia de Assistência Técnica e Extensão Rural do Idam, Pedro Chaves da Silva, a capacitação trará bons resultados na qualificação dos extensionistas rurais que atuam em todo o Amazonas.

“Esse módulo enfatiza o papel dos jovens e das mulheres na agricultura familiar e vem trazendo aspectos ligados à importância da regularização das entidades organizativas (cooperativas e associações) visando o acesso mais eficaz das principais políticas públicas do setor primário no Amazonas”, pontuou Chaves.

Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio do Idam, a qualificação, que tem como objetivo melhorar o atendimento aos produtores rurais do estado, conta com o apoio da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), do Instituto Acariquara, da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).