Idam acompanha embarque de 2.000 sacas de farinha de mandioca em Eirunepé

Em Eirunepé, município distante 1.159 quilômetros de Manaus, a Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) acompanhou, em visita à Associação dos Trabalhadores Agroextrativista de Eirunepé (Atae) nesta quinta-feira (19/04), o embarque de 2.000 mil sacas de farinha de mandioca.

Representantes do Idam e da Atae acompanham o embarque das sacas.

As sacas, contendo as variedades de mandioca branca e amarela, totalizaram 100 toneladas, que serão vendidas em Manaus para os programas do Governo Estadual e Municipal de Manaus, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), além de possibilidade de comercialização nos supermercados da capital.
Segundo o gerente local do Idam no município, Andreson Cardoso, a associação tem papel fundamental no desenvolvimento econômico dos produtores familiares da região e pontua, “a Atae vem garantindo a compra da produção de farinha de mandioca dos agricultores familiares de Eirunepé, atendendo em torno de 300 famílias diretamente e mais 300 indiretamente, que moram às margens do Alto Rio Juruá; Baixo Rio Juruá; Rio Itucuman; Rio Tarauacá; Rio Eiru; Rio Gregório e entorno da cidade”.

Sacas, contendo as variedades de mandioca branca e amarela.

O gerente destaca ainda, a expectativa da associação para o corrente ano, “a meta da Atae, é comprar 1000 toneladas de farinha de mandioca neste ano de 2018, que tem recursos financeiros garantidos, através dos financiamentos feitos pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), que beneficia associações e programas do Governo do Estado, como o PAA e o Preme, e venda para o mercado consumidor da capital Manaus”, disse Andreson.