Idam acompanha FPS na entrega de equipamentos em duas comunidades do Careiro da Várzea – IDAM

Idam acompanha FPS na entrega de equipamentos em duas comunidades do Careiro da Várzea

A comunidade do Divino Espírito Santo do Baixo Curari do Rio Solimões no Careiro da Várzea, recebeu   nesta quarta-feira (09/05) uma série de equipamentos agrícolas no valor de R$ 95.442 do Fundo de Proteção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). O presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (dam), Luiz Herval, acompanhou a entrega feita pela presidente do FPS, Mônica Mendes. Trinta e cinco agricultores familiares foram beneficiados.

Eles receberam: um cultivador de 14 cavalos de força, uma carreta agrícola com capacidade de 1 tonelada; um sulcador; uma roçadeira frontal e vinte roçadeiras manuais. Os equipamentos serão empregados na mecanização das atividades produtivas e no escoamento da produção.

Na ocasião também, foi assinado o projeto de crédito rural para irrigação na comunidade Curari, no Careiro da Várzea.

Público participante do evento no Careiro, ao centro a presidente do Fps, Monica Mendes e do lado direito de blusa azul marinho, o presidente do Idam, Luiz Herval

A Associação Comunitária de Produtores da Região do Baixo Curari produz milho; farinha de mandioca; cebolinha; coentro; couve; melancia; pepino; feijão de metrô; jerimum; abobrinha e pimenta cheirosa; entre outros hortifrutigranjeiros.
Thiago Oliveira, presidente da Associação do Baixo Curari disse que “sem os equipamentos nós utilizamos o nosso serviço braçal; a enxada. O trator faz o serviço de 10 homens, uma carreta desta, carrega 35 sacas de pepinos e o homem carrega apenas dois, então os equipamentos é um grande incentivo facilitará muito”.
Monica Mendes enfatizou, “mais uma vez estamos aqui com os produtores rurais do Careiro da Várzea, sonhando e realizando o sonho destes produtores; melhorando o esforço do trabalho deles. Com estes equipamentos entregues através FPS, pelo Governo do Amazonas, com interiorização da economia no Estado do Amazonas”.
“Todo o acompanhamento de assistência continuará sendo feito pelo Idam local, zelem pelos equipamentos que é da coletividade, mas tem que ser cuidados por todos os usuários, por representar o desenvolvimento da Comunidade”, acrescentou Luiz Herval. Na ocasião também foi assinado o projeto de crédito rural para irrigação na comunidade Curari, no Careiro da Várzea.

Presidente do Idam, Luiz Herval acompanha a assinatura do projeto de crédito rural juntamente com a presidente do Fps, Mônica Mendes

Ainda no Careiro da Várzea, o FPS entregou vários equipamentos agrícolas para a Associação Comunitária do Paraná do Careiro da Várzea na Comunidade Nossa Senhora de Nazaré. Na ocasião foram entregues um cultivador TC-14 com enxada rotativa; uma carreta tracionada TC 14; uma roçadeira frontal TC-14; um kit encanteirador; e quatorze roçadeiras laterais a diesel. Todo este equipamento será utilizado para trabalhar na terra conferindo mais produção e melhor qualidade de vida coletiva na comunidade que tem 60 agricultores da agricultura familiar. O investimento foi de R$ 96.600,00.

Por: Asscom/Idam

Fotos: Divulgação