Idam acompanha plantio de milho em propriedade no município de Humaitá

A unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), órgão integrado ao Sistema Sepror, em Humaitá, distante 675 quilômetros de Manaus, realizou, em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), visita técnica na propriedade Chácara Simões, localizada na vicinal 02, do Alto Crato, km 01.

Representantes do Idam e da Conab durante visita à propriedade do Sr. Fioravante Santos.

Durante a visita, o proprietário da chácara Fioravante Santos, apresentou os resultados iniciais do plantio de milho da variedade Al Bandeirante. Sementes adquiridas pelo governo federal, em parceria com a Conab, através do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Faminliar (PAA) Sementes, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror).
Fioravante, bastante satisfeito, destaca a importância do auxílio, “Faziam mais de 4 anos que não tínhamos acesso a sementes de qualidade do Idam, mas hoje nossa esperança está renovada em ver o campo semeado e a cultura se desenvolvendo muito bem”.

Proprietário satisfeito com os resultados do plantio de milho

Em sua propriedade, foi cultivado 1 hectare com o milho, plantado a 30 dias. O agricultor também cultiva banana e hortaliças, além da criação de galinhas e suínos, juntamente com 7 viveiros escavados, aptos para receber alevinos de tambaqui.

Plantio de milho na chácara Simões.

Segundo a gerente local do Idam, Gisely Melo, a unidade local recebeu 800 kg de sementes, que foram distribuídas entre 48 agricultores familiares que possuem a Declaração de Aptidão (DAP) e pontua: “nossa estimativa é que essa distribuição de sementes possibilite o plantio de 40 hectares de milho, no município, atingindo uma produção estimada de 110 toneladas de grãos de milho”.

Por: Gecom/Idam