Idam acompanha plantio de soja em propriedade no município de Humaitá

A unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em Humaitá, distante 675 quilômetros de Manaus, realizou na terça feira, (20/03), visita técnica na propriedade da família Foleto no intuito de acompanhar o desenvolvimento vegetativo do segundo plantio de soja realizado no município.
A propriedade está situada no Km 15, da BR 319, sentido Porto Velho e atualmente conta com 200 hectares plantados com duas cultivares de soja, sendo 100 hectares com a cultivar TMG 2185 e o restante com a cultivar 8349.

Plantação de soja

A atividade foi realizada em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), através do Analista Engenheiro Agrônomo, Pedro Jorge Benício e da Prefeitura Municipal de Humaitá, pelo Engenheiro Agrônomo da Secretaria Municipal de produção rural, Tiago Brabilla.

Visita técnica a propriedade da família Foleto

No período de setembro a outubro de 2017 a propriedade utilizou 500 hectares de áreas antropizadas (cujas características originais foram alteradas) para realizar sua primeira experiência com a soja em Humaitá. Essa área foi colhida entre os meses de janeiro a fevereiro de 2018, atingindo produtividade média de 48 sacos/hectares.
Segundo o Engenheiro Agrônomo, Guilherme Foleto, responsável pelo plantio da família Foleto em Humaitá, das 4 cultivares de soja testadas durante a primeira experiência no município, a cultivar TMG 2185 foi a que melhor se adequou à realidade climática e aos solos da região, atingindo uma produtividade média de 55 sacos/hectares.
A gerente da Unidade local do Idam em Humaitá e Engenheira Agrônoma Gisely Melo, destaca a importância da utilização de tecnologias modernas nos sistemas de produção utilizados na propriedade, como forma de conciliar a produção de grãos com a preservação do meio ambiente. “Não foram utilizados para plantio áreas de florestas, apenas áreas de pastagens degradadas, além disso, está se dando prioridade, ao plantio direto na palha e o monitoramento de pragas e doenças”.
Para o plantio que será realizado em setembro de 2018, a perspectiva da família Foleto é que sejam cultivados 500 hectares com soja nessa propriedade.

Por: Asscom/Idam