Idam alinha prestação de contas de adiantamento com unidades locais

O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Daniel Pinto Borges, e a diretoria administrativa-financeira realizaram, na manhã desta quarta-feira (07/11), uma videoconferência com os gerentes das unidades locais para alinhar procedimentos da prestação de contas de adiantamento, terceira remessa.

Participaram da conferência a diretora administrativa-financeira, Maria José de Melo Andreola, sua equipe técnica, e o Chefe de Departamento de Operações Técnicas, Helênio Figueiredo

“Agradecemos a iniciativa do presidente de transformar em realidade um desejo de alguns anos, reunir com todos os representantes diretamente e obter, de maneira conjunta, respostas que poderiam ser dúvidas de muitos e que eram necessárias para nós, enquanto orientadores e para os nossos colegas da ‘ponta’. Esperamos que seja a primeira de muitas”, enfatizou Andreola.

Para a gerente de Análise e Prestação de Contas, Katia Rocha, o principal objetivo foi esclarecido para as unidades. “Precisávamos orientar as unidades locais que receberam os adiantamentos a prestar conta corretamente e aplicar o recurso, considerando os prazos e se atentando a eles”, explicou Rocha.

Adiantamento

O adiantamento, também denominado de suprimento de fundos, é o mecanismo de utilização de recursos públicos, aplicável aos casos de despesas expressamente definidas em lei, e consiste na entrega de numerário a servidor (tomador), sempre precedida de empenho na dotação própria para o fim de realizar despesas, que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação, isto é, impossibilitadas de serem licitadas e empenhadas diretamente ao fornecedor de materiais ou prestadores de serviços (art. 68ºda Lei 4.320/1964).

Texto: Ivy Bezerra

Fotos: Analu Vieira/Idam