Idam apoia ação de cidadania alusiva ao Dia Nacional do Campo Limpo

Ação contou com estande do Idam para realizações de diversos atendimentos para os produtores com elaboração de projetos de crédito e demais serviços

Orientações e palestras educativas sobre a saúde do produtor que faz uso de agrotóxicos, além do descarte correto das embalagens com restos de substâncias químicas, foram ministradas durante a ação de cidadania voltada para os agricultores, realizada na comunidade Novo Remanso, em Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus).

Na ação, o Idam esteve pela Unidade Local (UnLoc) realizando projetos de solicitação de financiamento, entregas de equipamento de proteção individual (EPI) e atendimentos para os participantes.

Diretor técnico do Idam, Radson Alves, esteve presente no Dia Nacional do Campo Limpo

Responsável por representar o diretor-presidente do Idam Vanderlei Alvino no ato, o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (DITER) Radson Alves, destacou a importância de levar até o produtor as informações necessárias para incentivar o mínimo de impacto possível ao meio ambiente.

“Estamos devolvendo à sociedade, de uma forma mais ampla, a informação quanto ao uso e o descarte desses agrotóxicos, porque, assim, a gente pode estar contribuindo para minimizar o impacto ao meio ambiente, mas também ao produto proveniente da agricultura sustentável”, pontuou.

Marinaldo Oliveira, representante da comunidade de Novo Remanso, destacou que a mobilização é importante tanto para a cadeia produtiva quanto para a cadeia consumidora. “É de suma importância esse movimento que o Governo, juntamente com os seus parceiros, faz na questão da preservação, tanto do produtor, quanto do produto e do consumidor final”, disse o comunitário.

Marinaldo Oliveira, representante da comunidade de Novo Remanso, destacou a importante tanto para a cadeia produtiva quanto para a cadeia consumidora

A atividade conta ainda com orientações sobre a importância do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), além de serviços de saúde e atendimento de agricultores para esclarecimentos de dúvidas, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), e sobre elaboração de projeto, entrega de Cartão do Produtor Primário (CPP) e entrega de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e a carteira de serviços do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).

A ação, realizada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto – FVSRCP/AM, contou com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), aconteceu no sábado (19), na quadra da Escola Estadual Sérgio Mendonça de Aquino, e marcou a comemoração do dia nacional do Campo Limpo, comemorado dia 18 de agosto.

FOTOS E TEXTO: Antônio Barros Jr/Idam