Idam apóia Feira do Pirarucu Manejado

Iniciou hoje, 9, no município de Tonantins,a I Feira do Pirarucu Manejado. Promovido pela Associação dos Pescadores, Proderam, IDS de Fonte Boa e Secretarias Municipal de Produção e Meio Ambiente o evento que encerra amanhã,10, conta com o apoio da Unidade Local do Idam. Ela faz parte da programação que vem sendo realizada em comemoração aos 28 anos do município.
No evento estão sendo apresentados vídeos, documentários, fotos e entrevistas com pescadores e técnicos que participam diretamente do Projeto de Manejo de lagos do município, os quais têm como objetivo além de divulgar a atividade no município, promover a sensibilização ambiental relacionada à conservação dos recursos pesqueiros da região do Alto Solimões. Apesar do manejo abranger 20 comunidades do município (indígenas e não indígenas), as primeiras atividades de contagem dos lagos de manejo apresentaram as áreas indígenas com maiores estoques de pirarucus.
Durante a feira, 35 pirarucus, despescados em área indígena, serão comercializados com legalidade pelos comunitários, mediante liberação prévia do Ibama e do Ministério da Pesca e Aquicultura Sepa, sob anuência da Funai.